Acupuntura sem Agulhas - Oki Acupuntura SP - São Paulo
488
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-488,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-16.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive
 

Acupuntura sem Agulhas

Acupuntura sem Agulhas

É Possível fazer Acupuntura sem Agulhas?

A resposta é sim! Embora a acupuntura com agulhas seja a forma mais comum de tratamento, existem outras formas de acupuntura a nossa disposição. A medicina chinesa é um completo e complexo sistema com suas próprias formas de diagnóstico, tratamento e terapias que são usadas para tratar e prevenir uma ampla gama de condições. Algumas delas são:

 

  • Dor nas costas;
  • Dor ciática;
  • Dor no joelho;
  • Dor de cabeça;
  • Dor menstrual;
  • Dor pós-cirúrgica;
  • Intestino irritável;
  • Prisão de ventre / diarreia;
  • Menopausa;
  • Ansiedade;
  • Fertilidade;

 

Todas essas condições, dentre outras, podem ser tratadas com as técnicas de acupuntura que envolvem agulhas. Mas o que fazer caso a pessoa não queira ser tratada com tais técnicas?

 

É preciso utilizar agulhas?

Ir na acupuntura pode ser intimidador para alguns, especialmente para aqueles que tiveram experiências traumáticas com procedimentos que utilizam agulhas. Por isso, fazemos sempre o possível para a pessoa se sentir o mais confortável possível na consulta. Outro caso em que podemos não utilizar agulhas, é no tratamento de crianças. Existem diversas formas de tratar uma pessoa sem o uso de agulhas.

Acupressão

Acupressão é uma técnica de medicina alternativa de princípios similares aos da acupuntura. É baseada nos conceitos da energia da vida que flui através dos meridianos do corpo. Durante o tratamento, o acupunturista faz pressão nos pontos de acupuntura com o objetivo de eliminar os bloqueios que estão nesses meridianos. Essa pressão pode ser aplicada com as mãos, com o cotovelo ou com alguns outros dispositivos variados.

 

Diversos estudos apontam para a eficácia da acupressão no auxílio no tratamento de náuseas, vômitos, dor lombar, dor na cabeça, dor no estômago etc.

Acupuntura sem Agulhas
Existem técnicas de Acupuntura sem Agulhas!
Acupuntura sem Agulhas - ThetaHealing

ThetaHealing®

A técnica ThetaHealing® é um método de cura de renome mundial que foi criado por Vianna Stibal em 1995 durante sua jornada pessoal de volta à saúde depois de se curar de um tumor de 9 polegadas na perna.

 

A ThetaHealing® é uma técnica de meditação e filosofia espiritual – não de uma religião específica, mas aceitando todas elas – com o objetivo de se aproximar do Criador. É um método de treinamento para sua mente, corpo e espírito que permite limpar as crenças limitantes e viver a vida com pensamentos positivos, desenvolvendo virtudes em tudo o que fazemos. Através da meditação e da oração, a ThetaHealing® cria um estilo de vida positivo. A ThetaHealing® sempre é usada em conjunto com os remédios convencionais.

Pontos de Pressão na Orelha ou Terapia Auricular

Reflexologia da orelha, ou terapia auricular, é um método para encontrar pontos de pressão no corpo, que faz parte da medicina chinesa há centenas de anos. A reflexologia da orelha pode ser usada para tratar várias doenças em diferentes partes do corpo.

 

Você sabia que nossos ouvidos contêm um mapa reflexo completo do nosso corpo? Cada um dos quais está cheio de terminações nervosas e conexões para o nosso sistema nervoso central. Ao usar Reflexologia de Orelha, podemos identificar zonas e pontos na orelha que se relacionam com certos centros de energia em nossos corpos.

Acupuntura sem Agulhas
As técnicas de acupuntura sem agulhas são muito eficientes.

Sementes na Orelha

Pequenas sementes de mostarda são colocadas com um pedaço de micropore sobre pontos específicos auriculares (pontos mencionados na orelha). A pressão leve e contínua que exercem é amplificada estimulando a semente com alguns segundos de massagem com os dedos a cada poucas horas. Elas não são invasivas, ao contrário das agulhas, são afixadas na superfície da orelha e não perfuram a pele.

 

Elas podem ficar na sua orelha por até 5 dias, mesmo tomando banho, chuva, dormindo, nadando, etc.

Acupuntura sem Agulhas

Ressignificação da Dor Física e Emocional

Toda vez que o organismo identifica perigo ele entra no estado de alerta, e nesse estado o sistema imunológico é bloqueado para direcionar tudo para a Atividade de proteção.

 

Todo sentimento considerado ruim (raiva, rancor, tristeza, mágoa, insegurança, medo, etc) deixa o organismo em estado de alerta porque a interpretação é de que o corpo precisa se defender (Efeito Psicossomático).

 

Nosso cérebro cognitivo (Pensamento) e nosso cérebro emocional recebem os estímulos sensoriais capitados pelas nossas células e estas mandam essa informação para os cérebros. Os cérebros transformam esses estímulos em Imagem e Emoção. Como a maior parte do sistema fisiológico é controlado pelo cérebro emocional, este manda a informação para o nosso sistema fisiológico que irá produzir a resposta adequada à informação enviada.

 

Quando o estimulo é constante o organismo começa a produzir memória para tornar a resposta automática ao estimulo e nesse momento começa a surgir as adaptações podendo gerar as dores físicas e ou emocionais. Essas dores são decorrentes das adaptações do organismo às memórias criadas em resposta do estimulo constantes, e a Técnica de Ressignificação da Dor irá ajudar a desprogramar a memória ruim criada. Para aplicar a técnica não é necessário utilizar somente as agulhas de acupuntura, pode ser aplicada sem agulha.

Não se preocupe mais com as agulhas, temos diversas outras opções pra você!

Peças de Argila nos Pontos de Acupuntura

A argila tem muitas propriedades terapêuticas já estudas e comprovadas, e pode ser usada nos pontos de acupuntura. Se confecciona pequenas peças, em formato de pirâmide, semiesferas, dentre outras formas. Estas estimulam os pontos de acupuntura e para aumentar a eficácia, as peças podem estar geladas ou aquecidas. Tem um ótimo efeito terapêutico e é um excelente recurso para quem não gosta de agulhas e para crianças.

Se você tem Medo de Agulhas, não se preocupe!

Então, sim, é possível ter benefícios utilizando a acupuntura sem agulhas. Você ficará surpreso quando descobrir o quão confortável e relaxante um tratamento de acupuntura sem agulhas pode ser. Na verdade, não se surpreenda se cair no sono durante algum deles! Então, se você tem medo ou receio de fazer acupuntura por conta das agulhas, não se esqueça que existem diversas outras formas de fazê-la que irão te ajudar a tratar sua queixa.